sexta-feira, 4 de maio de 2018

Jardim Botânico apresenta trabalho no I Congresso de Biologia na UNESP-Bauru

Nosso Jardim Botânico participa de mais um evento científico. Desta vez foi o I Congresso de Biologia (CONBIO), realizado de 25 a 27 de maio na UNESP de Bauru. O CONBIO é um evento de caráter técnico-científico e sem fins lucrativos. Esse evento é organizado pelos alunos do Curso de Ciências Biológicas da UNESP de Bauru e pós-graduandos.


Biólogo Vinícius Sementili Cardoso (autor) apresentando o trabalho no CONBIO.

A equipe de Educação Ambiental apresentou o trabalho "Mitos em Botânica apresentados por alunos em visitas monitoradas ao Jardim Botânico Municipal de Bauru". O trabalho foi selecionado por um Corpo Científico de professores doutores para apresentação em forma oral.

O objetivo do trabalho foi  verificar a ocorrência de mitos em Botânica, nos diversos níveis de ensino, durante as visitas monitoradas de grupos escolares ao Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB). Para isso os monitores registraram as falas dos alunos durante as visitas monitoradas de agosto a novembro de 2017 e em seguida organizaram e categorizaram de acordo com os mitos que mais ocorreram.

Foram identificados mitos sobre a vitória-régia, plantas carnívoras, plantas medicinais, bromélias, flores e sobre samambaias.

Trabalhos como este revelam a importância dos Jardins Botânicos na desconstrução de mitos que estão presentes nas concepções dos alunos. Os Jardins se mostram como ilhas de conhecimento,extremamente importantes na formação científica da comunidade nas regiões em que ocorrem, incentivando alunos e professores a agirem e pensarem menos espontaneamente e de forma mais crítica e formal em relação à Botânica.

Para o Jardim Botânico Municipal de Bauru a participação em eventos científicos é importante para a divulgação dos trabalhos realizados e conhecimentos produzidos nas áreas de Conservação e Educação.







Nenhum comentário:

XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...