quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Retrospectiva 2018: melhores momentos no Jardim Botânico

O Jardim Botânico terminou o ano de 2018 com grande satisfação e alegria, depois de um ano de muito trabalho e conquistas. Foram diversas atividades com o intuito de melhorarmos cada vez mais nas áreas de conservação, educação e atendimento ao público.  

O ano de 2019 promete ser também de muito trabalho. Neste ano, no dia 04 de março o Jardim Botânico completará 25 anos de existência. Como forma de comemoração iremos realizar em nosso blog postagens mensais, todo dia 04, com um artigo sobre a história da nossa instituição. 

Muitas novidades acontecerão no decorrer do ano, nos acompanhe e fique por dentro dos acontecimentos de 2019. Desejamos a todos que este ano seja cheio de boas realizações! Feliz 2019!

Conheçam um pouco do que foi realizado no Jardim Botânico no ano de 2018.

Visitação 2018

Tivemos uma visitação de aproximadamente 59.000 pessoas e 5.600 alunos que receberam monitoramento do Programa de Educação Ambiental. No total foram 64.600 visitantes.


Projeto "Floresta Solidária: sementes do futuro"



Iniciamos 2018 com a criação do projeto "Floresta Solidária", no qual o Jardim Botânico firmou parceria com a empresa Duratex e com o Museu do Café para a coleta de frutos e sementes destinados a pesquisa, conservação e produção de mudas.



Exposições fotográficas e projeto "Um Canto no Botânico"

Na área cultural o projeto "Um Canto no Botânico" completou 10 anos de apresentações musicais e em comemoração tivemos a exposição fotográfica "Um Canto no Botânico 10 anos" (realizada pelas lentes do fotógrafo Silvio Serrano), que registrou os artistas que se apresentaram no projeto neste período. 

Além dessa exposição também tivemos no decorrer do ano as exposições: "Bromélias" (realizada pela fotógrafa Fátima Sandrin); "Sapos, rãs e pererecas" (realizada por Daniel Rolim); "Aranhas" (fotografadas por Roberto Marono) e "Desenhos do Cerrado" (realizado pelos alunos da escola Criarte).



O Projeto "Um Canto no Botânico" alcançou sua 10ª edição. Durante esses anos o projeto deu oportunidade para 375 artistas expressarem seus dons musicais, sempre valorizando o melhor da Música Popular Brasileira. Foram 64 apresentações de variadas formas: individuais, em grupos, corais, bandas e orquestras, com grande diversidade cultural de músicos da cidade de Bauru e região. O projeto recebeu, ao longo dos anos um público de mais de 16 mil pessoas.

Campanha Educativa "Eu Curto Sagui: ele lá eu aqui"


A campanha A campanha educacional "Eu Curto Sagui, ele lá eu aqui" atingiu vários públicos da cidade de Bauru e agora em 2019 daremos continuidade com palestras e distribuição de material informativo para diversos públicos e instituições da cidade de Bauru. 

A campanha tem como objetivo orientar a população a não oferecer alimentos e não ter contato com os saguis, assim como apresentar os riscos às pessoas e aos animais decorrentes deste contato e alimentação inadequada.







Reforma da trilha ecológica

A trilha ecológica do Jardim Botânico, que existe desde 1994, ganhou um trecho de trilha suspensa, facilitando o acesso do público e promovendo a acessibilidade. Também foi elaborada uma nova proposta  de informação ao público, com placas informativas com curiosidades sobre a fauna e a flora encontradas na floresta do Jardim Botânico.


Novos parceiros Amigos da Natureza 



Ganhamos a parceria de 8 novas empresas no projeto "Amigos da Natureza", Viverde-grupo agroecológico, Cidade Outdoor, Dona Thereza Empório e Bistrô, Tilibra, Escola Criarte, EPIs Online, Primo Corretora de Seguro e Negócios Imobiliários e Lojas Musa. O projeto Amigos da Natureza tem como objetivo estabelecer parcerias com empresas e instituições a fim de apoiar os trabalhos realizados pelo Jardim Botânico.






Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...