sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

A beleza das Aechmea


Aechmea aquilega
Aechmea é um grande grupo de bromélias, das mais diversas formas, cores e hábitos. Suas hastes florais são sempre vistosas, permanecendo assim por longos períodos de tempos. As inflorescências podem ser simples ou compostas, de coloração bastante variada, desde pequenas e delicadas a exuberantes e coloridas. O nome Aechmea vem do grego, Aichmé, que significa ponta de lança, fazendo referência ao formato quase sempre ereto de suas inflorescências.

O Brasil possui mais de 160 espécies de Aechmea nos mais diferentes ambientes, desde florestais até os mais áridos, crescendo como epífitas (sobre outros vegetais), rupícolas (sobre rochas) ou terrestres (no solo). Algumas espécies deste gênero ocorrem somente em nosso país.

No estado de São Paulo este gênero está representado por 17 espécies, algumas ameaçadas de extinção, como Aechmea gamosepala, A. recurvata, A. setigera, A. lingulata.

Confira algumas inflorescências deste grande grupo de bromélias que florescem ao longo do ano no bromeliário do Jardim Botânico Municipal de Bauru.



Aechmea blanchetiana

Aechmea bromeliifolia
Aechmea distichantha

Aechmea caudata4
Aechmea tesmannii

Aechmea pectinata

Aechmea fulgens

Aechmea gamosepala


Aechmea fasciata
Aechmea nudicaulis

Aechmea seideliana


Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...