segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

25 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO: O QUE HAVIA ANTES DO JARDIM BOTÂNICO?


Neste ano de 2019 o Jardim Botânico Municipal de Bauru completa 25 anos. Em comemoração a este momento especial teremos muitas novidades para vocês. Acompanhem nosso face e blog!

Começaremos com uma série mensal de postagens sobre a história do Jardim Botânico Municipal de Bauru, que completou 25 anos de idade. Mas o que havia antes do Jardim Botânico? Como era o uso da área antes?

HISTÓRICO DO USO DA ÁREA ONDE HOJE ESTÁ LOCALIZADO O JARDIM BOTÂNICO MUNICIPAL DE BAURU

Nas primeiras décadas do século XX, a necessidade de ampliar e melhorar o abastecimento de água na cidade levou o município de Bauru a adquirir uma área de 1.040 hectares de uma grande propriedade rural, denominada Fazenda Vargem Limpa, pertencente à Felicíssimo Antônio Pereira. A escolha deste local fundamentou-se na presença de uma vasta vegetação nativa, que protegia as nascentes do córrego Vargem Limpa, considerado na época, fonte de água abundante e livre de poluentes.

Em 1917 começou a ser implantado o sistema de captação de água no córrego Vargem Limpa, que forneceu água para a cidade de Bauru até 1940.



Com o crescimento da cidade e o aumento na demanda de água, houve a necessidade da transferência da captação para o rio Batalha. O município então passa a possuir uma ampla área de vegetação nativa sem nenhuma finalidade específica.

Com o movimento ambientalista fortalecendo-se no Brasil nas décadas de 1970 e 1980, iniciou-se a delimitação de diversas áreas naturais destinadas à conservação e visitação. Desta forma, em 09 de agosto de 1979, a Prefeitura Municipal de Bauru deu início ao processo de criação do Parque Ecológico de Bauru, com a elaboração da Planta de Localização e do Memorial Descritivo de 201,5 hectares.

Em 1987, a Lei Municipal nº 2.790 de 17 de dezembro institui o Parque Ecológico de Bauru. A criação do parque teve como objetivo a conservação da vegetação, como uma forma de proteger a flora e fauna locais. A área era propícia para a realização de pesquisas científicas e para a visitação pública, possibilitando, assim a utilização dos benefícios da existência desta ampla área natural pela comunidade bauruense.

Em 14 de setembro de 1988, a lei nº 2872 denominou o local como Parque Ecológico Tenri Cidade-Irmã. A escolha do nome foi decorrente da influência da imigração japonesa em Bauru e, em homenagem à cidade japonesa Tenri. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Bauru apontava o parque Tenri como um dos maiores parques municipais do Brasil que, com uma densa cobertura vegetal, conserva até hoje, espécies raras ou inexistentes em outras regiões do estado.


A criação do parque se justificou pela preservação e proteção da flora e da fauna regionais. O local era propício para estudos e pesquisas científicas, assim como a participação da comunidade, por meio de visitas e atividades de escotismo, em um processo de afirmação da consciência ecológica na comunidade. A utilização da área para pesquisas científicas nas áreas da botânica, ecologia e zoologia também contribuiu para reafirmar a importância do parque como área de proteção ambiental.

Em 25 de agosto de 1992, a lei nº 3.480 ampliou a área do Parque para 321,71 hectares. Foram iniciados os trabalhos de estruturação como: abertura de trilhas, implantação de um viveiro de mudas nativas, elaboração de projetos de recomposição de áreas degradadas e estruturação da sede administrativa para o atendimento aos visitantes. Neste mesmo período inicia-se o plantio das primeiras mudas de árvores.

Em 1993, com a construção do orquidário, os trabalhos começaram a ser direcionados para atividades de conservação ligadas aos Jardins Botânicos.




No mês que vem falaremos da criação do Jardim Botânico em comemoração ao seu aniversário. Não percam!

Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...