sexta-feira, 22 de março de 2019

Jardim Botânico 25 anos: espécie de bromélias ameaçada de extinção é reproduzida no Jardim Botânico de Bauru

Além de possuir uma das mais belas áreas verdes da cidade, o Jardim Botânico Municipal de Bauru abriga em suas coleções mais de 240 plantas ameaçadas de extinção. São espécies de bromélias, orquídeas, palmeiras e árvores.

Vamos falar hoje sobre uma destas espécies: a Dyckia ibiramensis. 

  

Inflorescências de Dyckia

Planta adulta


Esta é uma bromélia endêmica do Brasil, que é considerada como uma espécie criticamente em perigo de extinção na Lista Vermelha da Flora do Brasil (MMA 2008). Isso indica que a espécie está enfrentando um risco extremamente elevado de extinção na natureza.


Ocorrendo exclusivamente na Mata Atlântica do Estado de Santa Catarina, as populações de Dyckia ibiramensis crescem naturalmente as margens do Rio Itajaí do Norte. Trata-se de uma planta que adapta-se às variações extremas das enchentes e vazantes, com hábitat superúmido durante as enchentes, variando para seco nos períodos de estiagem. A grande ameaça às populações naturais é o efeito da instalação de hidrelétricas na sua área de distribuição que resultou na submersão total (perda) de duas subpopulações.

Em 2013 o Jardim Botânico de Bauru recebeu a doação de indivíduos de Dyckia ibiramensis, clones de indivíduos coletados durante a construção das barragens da Hidroelétrica de Ibirama em Santa Catarina, ao longo do rio Itajaí do Norte.


Este ano um indivíduo floresceu, frutificou e produziu sementes. As sementes foram semeadas e germinaram recentemente. A ideia agora é, além de aumentar o número de indivíduos desta espécie na coleção do Jardim, também poder disponibilizar estas plantas a outros Jardins Botânicos comprometidos com a conservação de espécies ameaçadas. Isso reforça a importância e o compromisso dos Jardins Botânicos com a conservação da biodiversidade.

Plântula após a germinação



Autora do texto: Dra. Viviane Camila de Oliveira
Bióloga da Seção Coleções Vegetais do Jardim Botânico Municipal de Bauru

Referência:

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

2 comentários:

zenaide nunes disse...

Parabena Bauru pela iniciativa em prol da conservação das plantas!

zenaide nunes disse...

Parabens Bauru pelo trabalho em prol da conservação das plantas

XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...