quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Jardim Botânico 25 anos: Ampliação do Arboreto do Jardim Botânico Municipal de Bauru


Desde 2018 o Jardim Botânico de Bauru tem dado continuidade aos plantios na área do seu arboreto.

A formação e ampliação do arboreto do Jardim Botânico é um procedimento complexo e envolve a demarcação de matrizes em fragmentos florestais de Bauru e região, a coleta de sementes, produção de mudas e plantio na área do Jardim Botânico. O objetivo é a formação de um banco genético de qualidade que auxilie na preservação de espécies arbóreas. Além disso, esta ampliação é demorada envolve tempo, pois é necessários que as plantas se desenvolvam até atingirem o porte característico de cada espécie.

Medição das matrizes em campo.

Equipe se divide entre medições, identificação e localização dos indivíduos.


Todos os dados são registrados em caderno de campo.

Foram selecionadas espécies regionais, ameaçadas de extinção, espécies raras, e também aquelas que apresentam dificuldade na coleta de sementes de indivíduos nativos. Já foram plantados no Jardim Botânico espécies como: pau-marfim, cedro-rosa, cabreúva e jequitibá-branco. Além disso, já foram coletadas e germinadas sementes de peroba-rosa, aroeira, ipê-roxo e ipê-tabaco.

Atividade  de coleta envolve escalada em árvores com 
equipamentos de segurança próprios.

Equipe do Jardim Botânico
 (Lucas, Vânia, Viviane, Jonas, Lucas, Claudinei)

Após a germinação e desenvolvimento, as plantas são inseridas no
arboreto do Jardim Botânico.

Na área de visitação do Jardim Botânico de Bauru também foram plantadas recentemente espécies de importância histórica e econômica, como o pau-brasil, cacau e o café. O principal objetivo da inclusão destas espécies é o seu uso como subsídio os trabalhos de Educação Ambiental do Jardim Botânico.

Os arboretos são coleções importantes em Jardins Botânicos de todo mundo. Além da beleza estética, estas coleções mantém o patrimônio genéticos de espécies arbóreas de determinada região, são objetos de pesquisas científicas e permitem abordagens educacionais como fonte de informação para os visitantes.

Arboreto do Jardim Botânico do Rio de Janeiro: espaço para
lazer, educação, pesquisa e conservação.


Nenhum comentário:

XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...