quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

PEQUENAS NOTÁVEIS: a beleza das mini e micro-orquídeas





Verdadeiras joias em miniaturas, as mini e micro-orquídeas esbanjam beleza e delicadeza. Algumas possuem flores tão pequenas que somente podem ser vistas em detalhe com o auxílio de uma lupa.





Não existem parâmetros rígidos ou científicos para classificar uma planta como mini ou micro-orquídea. Em geral as mini-orquídeas são plantas pequenas, mas de flores grandes em relação ao seu porte, enquanto as micro-orquídeas são aquelas com porte bastante reduzido e que possuem flores com menos de 1 cm de diâmetro.




    


A variação na coloração, formato e conjunto das flores é impressionante: algumas têm flores únicas, outras em hastes menores que as folhas, com hastes sobre as folhas, com hastes altas...





Dentre os gêneros de miniorquídeas podemos citar: MasdevalliaMaxillaria e algumas espécies de Oncidium. Já entre as micro-orquídeas são alguns exemplos de gêneros: Pleurothallis, Anathallis e Octomeria.






Aqui em nosso Jardim, além dos gêneros citados, temos duas espécies de micro-orquídeas que merecem destaque pela beleza e por que estão ameaçadas de extinção: Constantia cipoensis e Isabelia virginalis.


Autora: Dra. Viviane C. de Oliveira
Bióloga da Seção Coleções Vegetais do Jardim Botânico Municipal de Bauru

Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...