quarta-feira, 27 de maio de 2020

DIA 27 DE MAIO - DIA NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA

Hoje, dia 27 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. Este dia é uma referência ao dia 27 de maio de 1560, quando o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, onde descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais das Américas.
Estima-se que este bioma abrigue cerca de 20 mil espécies de plantas, sendo, portanto, de grande importância na manutenção da biodiversidade, não só da flora mas como da fauna também, tendo em vista que é a casa de muitas espécies endêmicas, ou seja, que só existem lá.
Apesar de tamanha importância, a Mata Atlântica é, infelizmente, o bioma mais ameaçado do Brasil, com o seu desmatamento tendo apresentado um aumento de 27% entre os anos de 2018 e 2019. Atualmente este bioma possui apenas 29% de sua cobertura original (Dado de 2019). (Foto tirada por nossa equipe em visita técnica ao Parque Ecológico Imigrantes em 2019)



#PraCegoVer #PraTodosVerem : A imagem traz os dizeres "27 de maio - Dia Nacional da Mata Atlântica" escritos em branco. Ao fundo temos a foto do interior de uma floresta da mata atlântica vista de baixo para cima, com árvores compridas, muitos cipós, bromélias e o céu azul. Fim da descrição.

Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...